Postado por Mateus Lencina em 04/04/2017 - Sem Comentários
Análise SWOT também conhecida no Brasil por Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário e/ou análise de ambiente, sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de organizações e podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenários tendo sua eficácia gera resultados seja para micro empresas, seja para multinacionais. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças “Strengths“, Fraquezas “Weaknesses“, Oportunidades “Opportunities” e Ameaças “Threats“.
O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos físicos, humanos e financeiros, entre outros, sobre os quais é possível exercer controle, pois resultam das estratégias definidas pelos gestores. Trabalhando corretamente esse fator você potencializa as estratégias e resultados de sua organização. Já o ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização, mas que de alguma forma exercem influência sobre ela.
Tudo o que está relacionado a sua organização e que você considera como uma vantagem frente a sua concorrência. É em cima destes pontos que você deve reforçar a comunicação, pois são diferenciais competitivos capazes de gerar credibilidade e confiança. Trabalhar estratégias usando suas forças é um caminho a ser seguido, pois é a base mais sólida da sua empresa.
Para identificá-las basta questionar-se, sempre sendo o mais sincero e fiel nas respostas.
Busque visualizar o que ainda não conseguiu implementar e que você considera diferencial negativo com relação aos seus concorrentes e/ou esteja bloqueando os resultados, causando insatisfação de seus clientes e incapacidade de evolução, ou seja, o que você precisa melhorar. Estes dados merecem uma atenção especial, pois são o calcanhar de Aquiles da sua empresa e os concorrentes podem estar atentos a isso causando na sua empresa uma perca de espaço no mercado.
Para identificá-las basta questionar-se, sempre sendo o mais sincero e fiel nas respostas.
Estes fatores são tudo aquilo que pode te beneficiar de alguma forma e gerar resultados espetaculares a longo no futuro. Você deve estar atento a eles para tirar proveito do que foi levantado e analisado pois assim ganhará mercado com produto ou serviço de qualidade, pois ela gera constante atualização e evolução, mesmo não tendo o controle entretanto, pode trazes excelência a organização. é importante ter visão a diversos fatos extra empresa, porém sempre ligando a insight, pois em alguns casos você pode prever antecipadamente.
Para identificá-las basta questionar-se, sempre sendo o mais sincero e fiel nas respostas.
As ameaças podem ser observados com a analise de concorrentes, fatores econômicos, Fatores politicos, rendimento da equipe, não atualização tecnológica, . Importante estar com busca conhecimento dos fatores citados, visitas de benchmarking e medindo a satisfação dos clientes e colaboradores, a exemplo das oportunidades, tente se antecipar esses fatores para que os efeitos sejam minimizados.
Para identificá-las basta questionar-se, sempre sendo o mais sincero e fiel nas respostas.
Tudo precisa de determinação para que prospere, então o primeiro passo para grandes resultados é começar e o segundo é seguir o que foi estipulado, é importante realizar a ANALISE SWOT em um período de nunca menor que 6 meses e nunca maior que 1 ano e 6 meses, sempre levando em conta a realidade da organização. É de extrema importância os gestores serem atuantes no sistema estratégico e disseminar para a equipe de maneira eficiente todos os fatores levantados, assim trará credibilidade da equipe para com os objetivos e todos estarão atuando para o mesmo lado, gerando união, confiabilidade, motivação da equipe na busca dos objetivos e resultados propostos para alavancar sua organização.