A Gestão de mudanças é uma prática que tem foco principal nas adaptações da gestão organizacional, aplicável a qualquer transformação passível de impactos internos e/ou externos que podem afetar a cultura organizacional. A GM busca trabalhar com todos os níveis organizacionais, sendo indispensável para o planejamento operacional, tático e estratégico, proporcionando à alta direção uma visão ampla de todos os riscos
As mudanças podem ser caracterizadas, analisadas e mensuradas em todo e qualquer processo ou alteração, seja interno ou externo, podendo ser aplicada em alterações de estratégias comerciais, funções internas – alterações de premissas como missão, visão e valores – ajustes de procedimentos e processos internos, mudanças de práticas de gestão, até mesmo a mudança de mesa em um setor específico pode ser avaliado, pois dependendo de seu nicho de mercado, uma simples mudanças é capaz de impactar diretamente na acessibilidade e relacionamento com seu cliente, então é preciso de um olhar crítico para tudo que é pertinente dentro da organização. Devido sua grande gama de possibilidades, a gestão de mudança vem se destacando no âmbito da gestão, pois possibilita uma visão sistêmica sobre às diversas variáveis em um processo de mudanças.
“As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim, aquelas que se ADAPTAM melhor às mudanças” – Charles Darwin
Por estar diretamente ligada com a norma ABNT ISO 9001:2015, a gestão de mudanças é uma ferramenta que proporciona uma conformidade nos processos, também por estar está intrínseco a mentalidade de riscos, a analise das mudanças direciona um adequado planejamento e controle e com isso aumenta gradativamente a qualidade na prestação do serviço/produto de modo que garanta a satisfação das partes interessadas. E para isso é necessário cumprir algumas premissas.
Riscos e impactos – com a mentalidade de risco intrínseca em sua análise, avalia as possíveis ocorrências futuras e onde haverá mais impacto negativo dentro da organização.
Oportunidades – avaliar as extensões possíveis que podem trazer resultados positivos a outras áreas da gestão
Comunicação – informar as partes interessadas das mudanças ocorridas e disseminar corretamente o que foi realizado.
Recursos – capitar e medir as necessidades financeiras, pessoais e materiais que são indispensáveis para as mudanças ocorrerem.
Pessoas – comprometer e empenhar os colaboradores no entendimento e implementação, para fim de garantir a eficácia das mudanças.
Tecnologia – os meios tecnológicos são imprescindíveis, por isso é necessário sempre estar alinhado com as tendências, pois a tecnologia oferece eficiência e excelência para a gestão e não seria diferente nas mudanças.
Como todas as outras práticas de gestão, as mudanças precisam de muita atenção e empenho, pois precisa ter eficácia e resultado sendo assim, não é nada simples ou fácil as implementações. As mudanças não ocorrem rapidamente, por isso é imprescindível levar em consideração todas as etapas, e garantir que as partes interessadas estejam cientes para que diminua a resistência durante o processo.
Por ser um meio de adaptação ao novo, é bem provável que ocorra uma negativa das mudanças por parte das partes interessadas, pois muitas vezes alcança a chamada zona de conforto afetando a forma que vinha sendo efetuado o processo ou procedimento.
Quando o índice de satisfação em uma área aumenta de forma preocupante, a alta direção precisa ter o feeling sobre a situação e determinar que as mudanças sejam realizadas, pois os resultados e a performance devem ser priorizados, pois são um grande diferencial competitivo. Todos os alertas devem ser considerados e para ter eficácia nos processos de mudança é pertinente cumprir algumas premissas indispensáveis.
Identifique e liste os motivos para a mudança: o porquê da mudança deve ser muito bem avaliado, principalmente qual o benefício será buscado. Estipule previamente tudo o que se espera, assim diminuirá os imprevistos e aumentará a possibilidade de sucesso do processo.
Identifique os riscos pertinentes: definitivamente gerir a mudança exige avaliação contínua do seu impacto, das suas vontades e capacidade para lidar com as consequências e possíveis causas, de cada etapa da mudança. Então é preciso um olhar crítico para as possíveis impactos, com base nos dados já levantados e que serão efetivos para a mudança.
Comunique as partes interessadas: Garantir que haja uma comunicação clara e objetiva das razões para a mudança, e principalmente planejar como e quando as mudanças serão realizadas. Ruídos na comunicação pode gerar diversas insatisfações e até mesmo possível perda de parceiros, pois ninguém gosta de ser pego de surpresa.
Equipe Interna: Certificar-se de que pessoas envolvidas ou afetadas tenham ajuda e apoio durante tempos de incerteza e turbulência, principalmente para assegurar que as pessoas compreendam o processo. A equipe é uma importante parte interessada, pois é quem faz a “maquina andar” e quem colocará tudo em prática e se não engajar todos, os impactos são inevitáveis, seja direta seja indiretamente.
Planeje e execute as ações: Garantir a eficácia e monitoramento em todas as fases da implementação, os planos de ações devem ser alinhadas e coerentes com o objetivo da mudança, e assim como elas destacar os responsáveis por cada etapa ficando claro o que se espera em todas as etapas.
Controle antes, durante e após a mudança: o monitoramento de eficácia das mudanças deve ser muito bem controlada. Os meios são diversos para esse controle, podendo usar ferramentas como indicadores, análise crítica e reuniões entre outros, o importante é adequar o meio mais eficaz de gerenciar.
Então, depois de entender toda a importância da gestão de mudanças e principalmente como fazer esse gerenciamento, chegou o momento de pôr em prática e potencializar sua gestão!
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A Gestão de pessoas é um conjunto de práticas estratégicas que objetivam atrair, reter, potencializar e administrar o capital humano da organização. Então durante a gestão interna ela torana-se imprescindível para você alcançar excelência em seus resultados, outro ponto importantíssimo é o alinhamento das pessoas para com as políticas internas, pois gera uma equipe de pessoas qualificadas e motivados para desempenhar as suas atividades.
A comunicação é uma maneira de entender e conhecer os colaboradores. Existem diversas ferramentas e ações que podem auxiliar nessa transmissão de informações seja dos setores de liderança para os inferiores e vice-versa, ou de entre os colaboradores.
A Delegação das atividades deve ser clara e objetiva, o gerenciamento precisa funcionar de maneira leve. O gestor precisa atentar-se para o resultado coletivo, principalmente atendo a sobrecarga de tarefas da equipe. Para manter uma comunicação sem ruídos, o líder deve reter para si boas práticas como por exemplo registrar as reuniões realizadas e disseminar para as partes interessadas, controlar a delegação das atividades diárias verificando a eficácia das mesmas, um mural ou meio de divulgação dos resultados e melhorias e um local de fácil acesso aos principais materiais para realização do trabalho.
Lembre-se de verificar e medir a satisfação da equipe para com a organização. Essa função pode ser muito bem exercida pela Pesquisa de Clima, pois é uma ferramenta extremamente abrangente, que facilita ao gestor identificar ruídos, insatisfações, oportunidades de melhorias e satisfação interna, em uma única ferramenta avalia critérios como Motivação, Credibilidade, Ambiente Organizacional e outros, sempre com questões elaboradas conforme a realidade de sua organização.
O rendimento dos colaboradores deve ser gerenciado de forma eficiente. Então é importante deixar claro o que se espera individual e coletivamente da equipe, estipular metas, mensurar os erros, controlar o absenteísmo (faltas) é imprescindível. Outro ponto essencial é o controle da rotatividade interna, , pois quando existe uma grande rotatividade automaticamente gera oscilação da produtividade, pois o ciclo se rompe tornando ineficaz o que foi investido, e o processo de recrutamento, treinamento, aperfeiçoamento e crescimento deverá ocorrer novamente do inicio. O Turnover é uma poderosa ferramenta para esse controle.
Não esqueça de periodicamente avaliar o desempenho individual de seus colaboradores. Para os critérios de avaliação, o gestor deve adequar-se conforme a realidade das funções. A Avaliação de Desempenho funciona como um poderoso feedback, e um meio de realizar entrevistas de maneira sincera, proporcionando um debate sobre o rendimento, comportamentos e posturas diante das funções diárias.
Você proporciona o desenvolvimento para sua equipe? se sua resposta é não, você deve começar a mudar seus conceitos. A alta direção deve estar preocupada com o desenvolvimento das pessoas, pois também trará benefícios e resultados para a organização. O controle adequado dos treinamentos demonstre que os gestores estão empenhados no crescimento e qualificação das pessoas.
O Recrutamento adequado, Comunicação eficiente, Análise de Desempenho e produtividade, medição da satisfação interna e qualificação e desenvolvimento das pessoas são práticas extremamente estratégicas que irão elevar os resultados de sua organização. Fique ligado nas pessoas, elas são o que você tem de melhor em sua organização!
Nenhum comentárioRisco significa incerteza sobre a ocorrência ou não de uma perda ou prejuízo, e a forma de se controlar os riscos é através de seu gerenciamento. Ser capaz de gerenciar o risco significa “tentar evitar perdas, tentar diminuir a frequência ou severidade de perdas, em todos os âmbitos organizacionais, processos, qualidade, pessoas, financeiro, ergonômicos/estrutural.
A Gestão de Risco é um processo que visa identificar, analisar e planear ações a fim de prevenir situações e potenciar oportunidades. ou seja, é o que define para a tomada de decisão e direciona para ação. Na Gestão do Risco são definidos requisitos para proteger, reduzir a probabilidade e garantir que o seu negócio recupera de incidentes disruptivos.
A Mentalidade de Risco, por sua vez, orienta o pensamento dos colaboradores para potenciais não conformidades e prevenir recorrências, na atualidade, está diretamente ligada a norma ABNT ISO 9001:2015, que envolve não só os conceitos técnicos de como fazer, mas também uma comunicação efetiva para fazer as pessoas adotarem o pensamento baseado em riscos.
Analise Swot
A Analise Swot é uma ferramenta de auxilio para entendimento e identificação dos riscos. Ao analisar os fatores internos e externos, é possível fazer um levantamento extremamente eficaz de forma completa da gestão, levando em conta os pontos Fracos e Ameças da organização. Como ferramente é ligada diretamente ao planejamento estratégico da organização, a analise SWOT vai proporcionar um direcionamento aos principais riscos da gestão.
Analise GUT
Considerada como uma das principais ferramentas de controle e analise dos riscos da organização. A matriz GUT é derivada de Gravidade Urgência Tendência, onde é possível mensurar e avaliar os riscos levantados, seja do sistema de gestão da qualidade, seja qualquer outra área/setor da organização.
GRAVIDADE: Representa o possível dano que pode decorrer de uma situação, ele é analisado pela consideração do impacto ou intensidade caso o risco venha a ocorrer se não se atuar sobre ele.
URGÊNCIA: Considera o tempo que existe para resolver esse problema ou risco, e nesse aspecto analisa a pressão que o tempo impõe.
TENDÊNCIA: Esse aspecto representa o potencial de crescimento do problema e a probabilidade dele se tornar maior com o passar do tempo, analisar a evolução do risco em um determinado tempo sem que haja ação.
Ação Preventiva
Não é uma ferramenta obrigatória no que tange o risco, mas importante na tomada de decisão, após identificado a pontuação e o nível de cada risco, sempre levando em conta a realidade da organização, é possível estipular ações para sanar possíveis riscos, seja os mais graves, seja os mais leves.
Comunicação Interna
É o princípio base da Mentalidade de risco, pois uma eficaz comunicação interna proporciona a disseminação dos objetivos da organização a todos os colaboradores. Ao disseminar os objetivos todos tomam para si a responsabilidade de atuação dos riscos possíveis. O Endomarketing é uma eficiente forma de comunicação interna, que proporciona uma troca entre organização e equipe, facilitando a interação de todos com a busca da excelência, fazendo assim uma MENTALIDADE DE RISCO forte e consistente de todas as partes da organização.
Sempre o começo é mais complexo, porém é importante inciar o gerenciamento mesmo que por etapas, sendo com atuação em somente em um ou dois setores da organização, com isso vai se ganhando experiência e maturidade nas perspectivas futuras.
Importante fazer o processo completo, usar formas que tragam resultado utilizando as ferramentas certas, com a periodicidade certa, com as pessoas certas. Todo esse conjunto trará o resultado que busca, facilitará o controle dos riscos e seus impactos.
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Análise SWOT também conhecida no Brasil por Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário e/ou análise de ambiente, sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de organizações e podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenários tendo sua eficácia gera resultados seja para micro empresas, seja para multinacionais. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças “Strengths“, Fraquezas “Weaknesses“, Oportunidades “Opportunities” e Ameaças “Threats“.
O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos físicos, humanos e financeiros, entre outros, sobre os quais é possível exercer controle, pois resultam das estratégias definidas pelos gestores. Trabalhando corretamente esse fator você potencializa as estratégias e resultados de sua organização. Já o ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização, mas que de alguma forma exercem influência sobre ela.
Tudo o que está relacionado a sua organização e que você considera como uma vantagem frente a sua concorrência. É em cima destes pontos que você deve reforçar a comunicação, pois são diferenciais competitivos capazes de gerar credibilidade e confiança. Trabalhar estratégias usando suas forças é um caminho a ser seguido, pois é a base mais sólida da sua empresa.
Para identificá-las basta questionar-se, sempre sendo o mais sincero e fiel nas respostas.
Busque visualizar o que ainda não conseguiu implementar e que você considera diferencial negativo com relação aos seus concorrentes e/ou esteja bloqueando os resultados, causando insatisfação de seus clientes e incapacidade de evolução, ou seja, o que você precisa melhorar. Estes dados merecem uma atenção especial, pois são o calcanhar de Aquiles da sua empresa e os concorrentes podem estar atentos a isso causando na sua empresa uma perca de espaço no mercado.
Para identificá-las basta questionar-se, sempre sendo o mais sincero e fiel nas respostas.
Estes fatores são tudo aquilo que pode te beneficiar de alguma forma e gerar resultados espetaculares a longo no futuro. Você deve estar atento a eles para tirar proveito do que foi levantado e analisado pois assim ganhará mercado com produto ou serviço de qualidade, pois ela gera constante atualização e evolução, mesmo não tendo o controle entretanto, pode trazes excelência a organização. é importante ter visão a diversos fatos extra empresa, porém sempre ligando a insight, pois em alguns casos você pode prever antecipadamente.
Para identificá-las basta questionar-se, sempre sendo o mais sincero e fiel nas respostas.
As ameaças podem ser observados com a analise de concorrentes, fatores econômicos, Fatores politicos, rendimento da equipe, não atualização tecnológica, . Importante estar com busca conhecimento dos fatores citados, visitas de benchmarking e medindo a satisfação dos clientes e colaboradores, a exemplo das oportunidades, tente se antecipar esses fatores para que os efeitos sejam minimizados.
Para identificá-las basta questionar-se, sempre sendo o mais sincero e fiel nas respostas.
Tudo precisa de determinação para que prospere, então o primeiro passo para grandes resultados é começar e o segundo é seguir o que foi estipulado, é importante realizar a ANALISE SWOT em um período de nunca menor que 6 meses e nunca maior que 1 ano e 6 meses, sempre levando em conta a realidade da organização. É de extrema importância os gestores serem atuantes no sistema estratégico e disseminar para a equipe de maneira eficiente todos os fatores levantados, assim trará credibilidade da equipe para com os objetivos e todos estarão atuando para o mesmo lado, gerando união, confiabilidade, motivação da equipe na busca dos objetivos e resultados propostos para alavancar sua organização.
Nenhum comentárioA Gestão de fornecedores é fundamental para uma gestão eficaz da cadeia de fornecimento, otimizada e responsável, esse controle demonstra resultados amplos, que possibilitam uma visão importante em tomada de decisões. Toda a operação precisa estar alinhada a um gerenciamento adequado de todas as partes envolvidas. Nesse contexto, a gestão de fornecedores é fundamental, porque garante o bom funcionamento dos fluxos que dependem desses stakeholders na rotina de uma empresa.
O Controle adequado de seus fornecedores ligado ao controle adequado do estoque e aquisições, gera uma visibilidade de falhas, não conformidade em aquisições, gastos exagerados e qualidade de fornecedores seja eles de produto ou serviço. Sendo assim, as ferramentas de controle são estritamente importantes, pois retorna a organização informações essenciais para a sequência de uma gestão eficiente, transparente e de sucesso.
É imprescindível o uso de ferramentas eficientes como suporte para o controle de fornecedores proporcionar resultados de excelência. Desde o pedido de Compra, que deve ser realizado por colaboradores e aprovado por gestores, passando por mapa comparativo de preços que deve ser realizado entre a gama de fornecedores já parceiros e por fim um controle pós aquisição, que descreve todas as informações pertinentes para controle como tempo de atendimento, entrega no prazo, não conformidades, preço e qualidade, unindo essas práticas é possível reter importantes dados para tomar decisão.
O relacionamento bem sucedido com os fornecedores requer informações nos dois sentidos, recomendações, métricas, e incentivos. Existem estratégias importantes para gerir um bom relacionamento com o fornecedor, são elas:
Uma informação de grande relevância para iniciar a gestão dos fornecedores é quando o gestor identifica falhas ou baixo resultado na questão financeira, e sabendo disto não consegue identificar onde está esse problema, por issoo controle visa limitar o risco financeiro, comercial e de reputação é crucial gerir adequadamente os fornecedores. Um processo que permite às empresas controlar o custo, orientar a excelência do serviço e mitigar o risco de atingir um valor incremental dos fornecedores durante a vigência do contrato. No entanto, a gestão dos fornecedores pode ser um desafio, especialmente se é feito sozinho.
Existem técnicas e ferramentas que proporcionam um controle excelência, e que para ser bem sucedido deve estar disseminado na equipe. Fazer com que os colaboradores tenha conhecimento do processo e principalmente de sua importância, com isso o controle torna-se intrínseco na gestão e sucessivamente um resultado mais rápido.
Nota-se que a gestão organizacional precisa ser cada vez mais trabalhada, e diga-se de passagem é necessário a gestão organizacional por inteiro, em que deve ser trabalhado todos os parâmetros organizacionais para atingir a excelência do produto ou serviço. Dentro das organizações encontra-se vários cenários e cada vez mais é preciso ter qualidade, eficiência e resultados no que se faz.
O SGT-Gestão e Tecnologia Apresenta as 4 Ferramentas que são extremamente eficazes no sistema de gestão de uma organização.
A ferramenta é extremamente importante às empresas, pois é possível planejar, criar e monitorar todas as ações da organização, com ela o gestor consegue reter uma visão ampla do andamento das ações. uma prática ágil, eficiente e resolutiva que visa a melhoria contínua de todas as etapas organizacionais, e com isso a direção tem a possibilidade de agilizar e evidenciar o que está sendo desenvolvido por colaboradores de todos os setores da organização.
A pesquisas de satisfação do cliente é uma prática empresarial que oferece grandes vantagens para as empresas, pois estabelecem um canal direto de diálogo com os clientes, que passam a se sentir mais considerados e ouvidos. Através da pesquisa de satisfação a empresa torna-se mais competitiva e eficiente, pois conseguem identificar de forma clara e ampla as necessidades do cliente e medir sua satisfação do mesmo para com sua organização.
Os Indicadores são uma ferramenta que possibilita ao gestor um gerenciamento e medição dos resultados obtidos pela organização sendo possível medir dados da alta direção até a equipe operacional. dados dos resultados podem ser avaliados por dia, mês, semestre e ano. Extremamente importante ao gestor realizar a analise crítica dos indicadores, assim pode-se averiguar o que está excelente e resultados abaixo da meta, com isso deve ser utilizado para compreensão mútua dos resultados da gestão.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho.
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