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GESTÃO DE PESSOAS

Postado por Mateus Lencina em 21/09/2017 - Sem Comentários

“Aprenda a gerenciar esse recurso precioso”

A Gestão de pessoas é um conjunto de práticas estratégicas que objetivam atrair, reter, potencializar e administrar o capital humano da organização. Então durante a gestão interna ela torana-se imprescindível para você alcançar excelência em seus resultados, outro ponto importantíssimo é o alinhamento das pessoas para com as políticas internas, pois gera uma equipe de pessoas qualificadas e motivados para desempenhar as suas atividades.

 Comunicação Interna

A comunicação é uma maneira de entender e conhecer os colaboradores. Existem diversas ferramentas e ações que podem auxiliar nessa transmissão de informações seja dos setores de liderança para os inferiores e vice-versa, ou de entre os colaboradores.

A Delegação das atividades deve ser clara e objetiva, o gerenciamento precisa funcionar de maneira leve. O gestor precisa atentar-se para o resultado coletivo, principalmente atendo a sobrecarga de tarefas da equipe. Para manter uma comunicação sem ruídos, o líder deve reter para si boas práticas como por exemplo registrar as reuniões realizadas e disseminar para as partes interessadas, controlar a delegação das atividades diárias verificando a eficácia das mesmas, um mural ou meio de divulgação dos resultados e melhorias e um local de fácil acesso aos principais materiais para realização do trabalho.

Lembre-se de verificar e medir a satisfação da equipe para com a organização. Essa função pode ser muito bem exercida pela Pesquisa de Clima, pois é uma ferramenta extremamente abrangente, que facilita ao gestor identificar ruídos, insatisfações, oportunidades de melhorias e satisfação interna, em uma única ferramenta avalia critérios como Motivação, Credibilidade, Ambiente Organizacional e outros, sempre com questões elaboradas conforme a realidade de sua organização.

Produtividade

O rendimento dos colaboradores deve ser gerenciado de forma eficiente. Então é importante deixar claro o que se espera individual e coletivamente da equipe, estipular metas, mensurar os erros, controlar o absenteísmo (faltas) é imprescindível. Outro ponto essencial é o controle da rotatividade interna, , pois quando existe uma grande rotatividade automaticamente gera oscilação da produtividade, pois o ciclo se rompe tornando ineficaz o que foi investido, e o processo de recrutamento, treinamento, aperfeiçoamento e crescimento deverá ocorrer novamente do inicio. O Turnover é uma poderosa ferramenta para esse controle.

Analise o Desempenho da Equipe

Não esqueça de periodicamente avaliar o desempenho individual de seus colaboradores. Para os critérios de avaliação, o gestor deve adequar-se conforme a realidade das funções.  A Avaliação de Desempenho funciona como um poderoso feedback, e um meio de realizar entrevistas de maneira sincera, proporcionando um debate sobre o rendimento, comportamentos e posturas diante das funções diárias.

Qualifique e desenvolva as Pessoas

Você proporciona o desenvolvimento para sua equipe? se sua resposta é não, você deve começar a mudar seus conceitos. A alta direção deve estar preocupada com o desenvolvimento das pessoas, pois também trará benefícios e resultados para a organização. O controle adequado dos treinamentos demonstre que os gestores estão empenhados no crescimento e qualificação das pessoas.

Agora é agir!

O Recrutamento adequado, Comunicação eficiente, Análise de Desempenho e produtividade, medição da satisfação interna e qualificação e desenvolvimento das pessoas são práticas extremamente estratégicas que  irão elevar os resultados de sua organização. Fique ligado nas pessoas, elas são o que você tem de melhor em sua organização!


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