Postado por Mateus Lencina em 18/01/2017 - Sem Comentários
A Gestão de fornecedores é fundamental para uma gestão eficaz da cadeia de fornecimento, otimizada e responsável, esse controle demonstra resultados amplos, que possibilitam uma visão importante em tomada de decisões. Toda a operação precisa estar alinhada a um gerenciamento adequado de todas as partes envolvidas. Nesse contexto, a gestão de fornecedores é fundamental, porque garante o bom funcionamento dos fluxos que dependem desses stakeholders na rotina de uma empresa.
O Controle adequado de seus fornecedores ligado ao controle adequado do estoque e aquisições, gera uma visibilidade de falhas, não conformidade em aquisições, gastos exagerados e qualidade de fornecedores seja eles de produto ou serviço. Sendo assim, as ferramentas de controle são estritamente importantes, pois retorna a organização informações essenciais para a sequência de uma gestão eficiente, transparente e de sucesso.
É imprescindível o uso de ferramentas eficientes como suporte para o controle de fornecedores proporcionar resultados de excelência. Desde o pedido de Compra, que deve ser realizado por colaboradores e aprovado por gestores, passando por mapa comparativo de preços que deve ser realizado entre a gama de fornecedores já parceiros e por fim um controle pós aquisição, que descreve todas as informações pertinentes para controle como tempo de atendimento, entrega no prazo, não conformidades, preço e qualidade, unindo essas práticas é possível reter importantes dados para tomar decisão.
O relacionamento bem sucedido com os fornecedores requer informações nos dois sentidos, recomendações, métricas, e incentivos. Existem estratégias importantes para gerir um bom relacionamento com o fornecedor, são elas:
Uma informação de grande relevância para iniciar a gestão dos fornecedores é quando o gestor identifica falhas ou baixo resultado na questão financeira, e sabendo disto não consegue identificar onde está esse problema, por issoo controle visa limitar o risco financeiro, comercial e de reputação é crucial gerir adequadamente os fornecedores. Um processo que permite às empresas controlar o custo, orientar a excelência do serviço e mitigar o risco de atingir um valor incremental dos fornecedores durante a vigência do contrato. No entanto, a gestão dos fornecedores pode ser um desafio, especialmente se é feito sozinho.
Existem técnicas e ferramentas que proporcionam um controle excelência, e que para ser bem sucedido deve estar disseminado na equipe. Fazer com que os colaboradores tenha conhecimento do processo e principalmente de sua importância, com isso o controle torna-se intrínseco na gestão e sucessivamente um resultado mais rápido.